Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

Cockos-Reaper – Bom, Bonito e Barato !

Quase todo o mundo já sabe que é possível produzir música com qualidade profissional com recursos talvez jamais imaginados há poucas décadas atrás. Isso porque atualmente existe um vasto mercado de softwares de gravação e edição de áudio, que em conjunto com um bom computador, uma boa placa de áudio, um microfone e um teclado controlador oferecem ao músico ou produtor, infinitas possibilidades de se executar este trabalho profissionalmente.

Agora, a melhor notícia é que ao contrário do que muitos podem pensar, um software de gravação ou DAW (Digital Audio Workstation), que atenda todas as exigências de uma produção musical, custa menos que a maioria dos tocadores de mp3 e mp4 conhecidos.

Este é o caso do Reaper, desenvolvido pela Cockos, empresa que tem entre seus programadores o criador do WinAmp. Este versátil software permite gravar e editar áudio e MIDI com uma funcionalidade e estabilidade não encontradas em diversas outras DAWs.

O Cockos-Reaper é simples e rápido de instalar e sua operação demanda pouquíssimo consumo de CPU, mesmo quando se usa plug-ins em tempo real. Possui incríveis possibilidades de roteamento de sinal e é totalmente configurável pelo usuário. No site oficial há um manual do programa em formato PDF e um fórum de usuários, inclusive com participantes brasileiros.

O Reaper pode gravar áudio com resolução de 16 a 64 bits e taxas de até 192 KHz, importa e exporta diversos formatos de áudio, como WAV e MP3, por exemplo, bem como arquivos MIDI. Ele vem com plug-ins de processamento de áudio e MIDI formato JS e aceita todos os plug ins VST, VSTi, DX, Dxi e AU (este apenas para MAC), além de suporte para conexão ReWire.

O software dispõe de um teclado virtual que permite gravar notas MIDI usando o teclado do computador ou o mouse e as trilhas de áudio podem ser editadas num editor externo, como o Sound Forge ou Audaciy, por exemplo, e as edições de mixagem podem ser automatizadas.

As pistas do projeto podem ser de áudio, MIDI, bus, onde também é possível criar folders (pastas) e basta um duplo clique na janela principal ou no mix do projeto para que estas sejam imediatamente inseridas. O endereçamento das trilhas pode ser feito de forma convencional (selecionando os respectivos dispositivos na janela I/O) ou através do Routing Matrix.

Vale lembrar ainda que constantemente há uma versão atualizada disponível para download, sempre com aprimoramentos consideráveis. Quanto mais se experimenta o Reaper, mais se aprende e descobre sobre seus inúmeros recursos, impensáveis em outras DAWs. Sua leveza e estabilidade, possivelmente uma de suas principais características, permitem que efeitos pesados sejam processados em tempo real.

Cockos-Reaper – Porque Bom, Bonito e Barato ?

Atualmente (na atualização deste artigo), o Reaper está na versão 5.0 (10/2015) e o download pode ser feito diretamente de seu próprio site (apenas 10 MB). A licença para uso pessoal, ou para uso comercial cuja receita anual seja inferior a US$ 20 mil, ou ainda para instituições educacionais custa apenas US$ 60, mas o Reaper não é bloqueado, ou seja, mesmo que o usuário não pague pela licença, ele é totalmente funcional, apenas tendo que aguardar alguns segundos a cada vez que for iniciado, até que a mensagem “convidando” a comprar a licença seja fechada.

Diante de todo o respeito dos desenvolvedores do Cockos-Reaper com seus usuários e do preço acessível, comprar a licença é uma questão de honra.

Para maiores informações visite o site do fabricante:
http://www.reaper.fm/

Gilmar Martins

I Gilmar Martins é músico (tecladista), compositor, arranjador, produtor musical e professor na AUDIOEMUSICA, unidade Itaperuna – RJ.


comentários